A doença pode ser apresentar de diversas formas e cada manifestação requer um tratamento diferente. Embora incurável, remédios e terapias complementares ajudam a controla-la, bem como cuidados de rotina, como a hidratação da pele.

O eczema é uma doença crônica incômoda e muitas vezes dolorosa, causada por uma inflamação da pele. Suas causas podem ser várias e a doença atinge homens e mulheres, da infância até a terceira idade.

“A palavra eczema é de origem grega e significa ebulição. A doença é caracterizada pela aparição de dermatites que causam vermelhidão, edema vesículas, secreção e a formação de crostas e escamas na epiderme. O quadro é frequentemente acompanhado de prurido ou coceira e pode ser agudo, subagudo ou crônico.

A doença tem 3 tipos predominantes: eczema de contato, eczema numular e eczema de estase. Também existe o eczema seborreico, mais fácil de tratar, que leva à descamação excessiva no couro cabeludo em crianças e adultos, principalmente no inverno, e é controlado com shampoos antimicóticos.

Onde o eczema aparece?

As áreas de maior incidência são:

  • mãos, pescoço, dobra dos braços,
  • parte posterior dos joelhos
  • e nos tornozelos.

Em adultos, o eczema aparece com menor frequência na face.

Eczema de contato

Nesses casos, a doença pode causada pelo contato da pele com algum agente irritante como devido a manifestações alérgicas. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, inchaço, formação de pequenas folhas e secreção. Em estágio mais avançado, pode haver um espessamento da pele, a liquenificação.

Segundo dermatologistas, é muito comum que sabonetes e detergentes causem eczema, devido ao contato repetitivo que ultrapassa a tolerância da pele. Isso pode acontecer também com o uso constante de esmaltes, perfumes, desodorantes e até sandálias de borracha.

Geralmente, a localização do eczema de contato ajuda o médico a desvendar os agentes suspeitos. Alguns profissionais, por causa do equipamento de trabalho, acabam ficando mais sujeitos à doença que pode ser diagnosticada por um teste de contato. É o caso de agricultores, cabeleireiros, médicos, dentistas e trabalhadores da área de construção civil.

Uma variação do eczema de contato é o eczema atópico ou alérgico, frequentemente associado a quem tem asma e rinite alérgica. Ele vem acompanhado de prurido e ressecamento da pele e pode ocorrer na infância, no período pré-puberal e na idade adulta. Existem também estudos que associam a dermatite atópica a conflitos emocionais de todo tipo, pois hoje se sabe que há uma relação estreita entre o psiquismo e a imunidade.

O eczema de contato acontece quando o sistema imunológico está desregulado e, em às vezes, acaba reagindo exageradamente a alérgenos. Com o passar dos anos, o sistema imunológico amadurece e a doença pode melhorar muito, podendo desaparecer.

Como os eczemas de contato e atópico não têm cura, a saída é controlar os sintomas. O ideal é sempre hidratar a pele, tomar banhos curtos com água morna ou fria, utilizar sabonetes suaves e evitar roupas sintéticas. Outra dica é manter as unhas curtas para evitar escoriações, caso coçar o corpo seja inevitável. O tratamento local é feito com o uso de pomadas contendo corticosteroides. Muitas vezes, é necessário também o uso sistêmico de corticoides, quando a doença se manifesta de forma intensa e compromete uma área extensa. Se esses medicamento não derem resultado, o paciente pode experimentar antibióticos, anti-histamínicos, fototerapia, sedativos, e até mesmo imunossupressores. Quando a doença se torna crônica, costumo recomendar acompanhamento psicológico.

Eczema de estase

Também chamado úlcera venosa, o eczema de estase é mais comum em mulheres adultas, caracterizado por feridas nas pernas e nos pés, causadas pela dificuldade do retorno venoso. Isso deve-se à incompetência das veias das pernas em bombear o sangue para cima e, na maioria dos casos, tem origem genética.

Ela ocorre por causa do aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, que leva ao extravasamento para o tecido, causando uma irritação visível.

Quem é sedentário, obeso ou passa muito tempo em pé ou sentado tem mais tendência a ter úlceras venosas, de difícil cicatrização.

Pouco dolorosas, as feridas aumentam gradualmente e podem ser acompanhadas de varizes, edema e manchas marrons. Em certos casos, há inflamação, vermelhidão e secreção de pus.

Casos graves são tratados com antibióticos orais, principalmente se já houver um princípio de erisipela. Medicamentos vasodilatores periféricos podem ser usados, dependendo da avaliação médica. Medidas preventivas podem evitar o aparecimento da doença: praticar exercícios físicos, evitar o aumento excessivo de peso, movimentar-se ao longo do dia, não permanecer muito tempo na mesma posição e elevar as pernas. O uso de meias elásticas de compressão média ou forte também é indicado, exceto durante as crises.

Eczema numular

De causa desconhecida o eczema numular é comum em adultos e idosos. Suas causas são o ressecamento excessivo da pele, causado por alergias e infecções bacterianas. Os sintomas são a formação de lesões arredondadas – daí o nome, numular (formato de moeda), vermelhidão e vesículas. Em estágio avançado, podem formar-se crostas. Atinge pernas, antebraços, dorso das mãos e dos pés e coça intensamente.

A doença, quando crônica, vem em surtos que criam novas lesões ou reativam as antigas. O tratamento é feito com corticosteroides e antibióticos de uso local e oral.

É importante ter cuidado para a região não infeccionar, quando uma infecção ocorre sobre a lesão de eczema, geralmente ela é bacteriana, sendo denominada impetiginização secundária. Se houver suspeita, deve-se procurar um médico, já que esta infecção é facilmente reconhecida.

Como todas as doenças dermatológicas, o eczema exige paciência.

 

Adélia Mendonça Cosméticos e a pele sensível

A Linha Adélia Mendonça possui produtos desenvolvidos para a pele sensível, uma vez que esta requer cuidados especiais. Eles, possuem em grande parte ativos derivados da natureza, o que facilita a redução da sensibilidade da pele. Eles estão presentes em dermocosméticos de cuidados com a pele, possibilitando dar continuidade a uma rotina regular de limpeza e hidratação, além de proteger a pele.

Confira:

Eau Thermale D’Adélia Mendonça: água termal biotecnológica que visa aumentar a resistência da pele contra agressões externas, promover a renovação celular e hidratação profunda. Com alto poder cicatrizante e anti-inflamatório apresenta excelentes resultados em pós-operatórios dermatológicos e cirurgia plástica. Combate a expressão de cansaço facial, refresca, reconstitui a barreira de proteção cutânea. Seu alto potencial anti-irritante acalma e reequilibra peles sensíveis devido a composição ricamente mineralizada e seu pH neutro.

Clean Up: Espuma de colágeno que contém em sua fórmula a proteína de colágeno hidrolisado e outros ativos que promovem ação adstringente, limpam profundamente a pele sem retirar o manto hidrolipídico que a protege. Sua hidratação e higienização agem profundamente conferindo a sua pele, uma sensação suave, macia e sedutora, além de possuir uma fragrância muito agradável.

Clean Up Solution Micellaire: água micelar com dermonutrientes, especial para tratamento e limpeza da pele sensível ou maquiagem do dia a dia. Formulada com água termal originária da Polinésia Francesa, considerada uma das mais puras e ricas em nutrientes que acalmam e suavizam peles sensíveis, e micelas, que englobam e absorvem a sujeira da pele, retirando as impurezas, toxinas, oleosidade e maquiagem sem a necessidade de enxágue. Os dermonutrientes presentes na sua formulação promovem uma limpeza suave em peles sensíveis e envelhecidas, estimulando a hidratação em níveis celulares e prevenindo o envelhecimento.

Stop Sun FPS 50: possui ampla proteção UVA+++ e UVB que protege contra os efeitos nocivos do sol, além de seus ativos, Vitamina E, Extrato de Aloe vera, D-Pantenol, PCA sódico, Hialuronato de sódio, que hidratam, protegem e auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, reduzindo a formação de radicais livres, proporcionando saúde e beleza para sua pele. Sua fórmula é resistente à água e ao suor. Com efeito translúcido e toque seco, é indicado para todo o tipo de pele. FPS 50 é indicado para pele extremamente sensível, e oferece alta proteção contra queimaduras solares. Filtro solar de alta adesividade, fotoestabilidade e resistência continuada a transpiração excessiva.

Sensitive Refreshing Gel Mask: hidrata e acalma peles sensíveis, frágeis e acnéicas, que foram submetidas a agressões químicas e/ou mecânicas, atenuando a sensação de desconforto; sendo indicadas também para a manutenção da saúde da pele com rosácea/couperouse/telangectasias. A associação de ativos naturais, biotecnológicos, Betaglucan e biocomplexo de algas marinhas promovem um alto efeito calmante, descongestionante e cicatrizante. Apresenta ação imunoestimulante, regeneradora celular, aumenta os mecanismos de autoproteção e reequilibra os queratinócitos danificados pela radiação UV ou stress ambiental. Recupera a textura da pele e reduz edemas pós-procedimentos estéticos, tendo como resultado uma pele jovem, saudável, firme, com elasticidade e menos suscetível a eventuais irritações.  Máscara de enxague.

 

Acesse a nossa loja virtual: www.compreadeliamendonca.com.br

Compartilhar

Deixe o seu comentário

Responda: *