Ter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde e também para a beleza da pele, cabelo e unhas. Dentro desse conceito, alguns alimentos conseguem se destacar, como é o caso da aveia, um alimento pra lá de funcional.

Encontrada na forma de farelo, flocos ou farinha, a aveia é conhecida por estimular o bom funcionamento do organismo e garantira vida longa ao coração, também pode ser uma grande aliada quando o assunto é a busca por uma cútis bonita e saudável.

 

As Pesquisas: O que já se sabe e as novas Descobertas

Centro de atenção dos pesquisadores, todos querem descobrir o que ela tem de especial. É versátil para o consumo, uma vez que pode ser misturada às saladas de frutas ou folhas; no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus e sucos, e outros. Entre os seus nutrientes, um merece destaque singular. Trata-se de uma fibra mais que especial denominada Betaglucana[1], que depois de fermentar no intestino grosso é responsável pela a criação de moléculas que atuam no combate a microorganismos nocivos e também reduz o colesterol, dentre outros benefícios.

Rica em fibras, a aveia é um item obrigatório de quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso mesmo, o cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.

Apresentação do Cereal para o Consumo

Conheça a 3 principais versões para consumo e as características de cada uma.

  • Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.
  • Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.
  • Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, e devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudável à farinha de trigo, apesar do alto teor de Glúten de ambos.

Mas, Afinal de contas, o Que a Aveia Tem?

Conheça os ingredientes que tornam esse cereal tão importante e nutritivo.

  • Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B – Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.
  • Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.
  • Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.
  • Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.

Benefícios da aveia para a epiderme

A aveia é um alimento rico em fibras, ajuda na saúde e bom funcionamento do aparelho digestivo e na eliminação de toxinas, e, você sabe, intestino funcionando bem é sinônimo de pele bonita e sistema imunológico eficiente. Mas não para por aí, a aveia estimula a produção de colágeno e elastina, dando mais firmeza e elasticidade à pele, além de aumentar a hidratação e a maciez da epiderme. A propriedade de hidratação da aveia não passa despercebida Além de hidratar, ela cria uma barreira de proteção que dificulta o ressecamento.

A aveia é considerada um alimento protetor da pele, graças aos seus componentes, como os ácidos avênicos, ácido salicílico, ácido pantotênico, beta-glucanos, silício, vitaminas B1 e B2 e sua alta concentração de aminoácidos.

No cereal também encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células.

Agora que você já conhece os principais benefícios da aveia para a saúde e sua pele, não hesite em adicionar este cereal à sua rotina de beleza, sua pele ficará mais saudável e com um aspecto fabuloso.

Mas, aqui vale uma ressalva. A Aveia contém Glúten, desse modo, alérgicos ou intolerantes a esse tipo de agregado nutricional deverão evitar o consumo do grão, ou procurar pela variedade sem Glúten.

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