Você ainda acha que tomar café faz mal? Pois saiba que o consumo do café de boa qualidade pode trazer muitos benefícios à saúde, conforme uma quantidade enorme de pesquisas mais modernas.

Propriedades do Café

 O café é rico em antioxidantes. Essa ação irá inibir inflamações e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias prolongadas. A substância mais abundante no café é a cafeína. Essa substância é da família da Metilxantina e é importante porque tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e está associada à melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico. Possui ação antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva. Contém algumas vitamina do complexo B, que estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso, potássio, zinco, ferro, magnésio, diversos minerais em pequenas quantidades e a famosa cafeína. Ainda possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos.

Segundo o site da ABIC, o principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).

 

Benefícios do Café

 

  • Melhora a energia e a concentração: O principal componente do café é a cafeína. Esta substância quando consumida em doses baixas a moderadas tem ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta.

 

  • Atua na prevenção do câncer: Com a ingestão de duas xícaras por dia, pode diminuir a incidência do câncer de mama, da faringe, próstata e fígado. Por ser rico em antioxidantes, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

 

  • Alivia o estresse:  O café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.

 

  • Melhora a pele e os cabelos: O café possui polifenois e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão são os mais utilizados na produção de cremes antirrugas.

 

  • Ajuda no desempenho físico: O café irá ajudar as pessoas a terem mais pique para praticar exercícios físicos. A bebida irá estimular a ação dos músculos durante exercícios prolongados, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos. Reduz a sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico.

 

  • Estimula a digestão: Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os intestinos, aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

 

  • Facilita o emagrecimento: Diversos estudos apontam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura.

 

  • Faz bem ao coração: Beber café ajuda a proteger o coração porque é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares como infarto, e seu efeito no aumento da pressão sanguínea é mais encontrado em pessoas sensíveis à cafeína, que fumam ou que já têm diagnóstico de pressão alta.

 

Benefícios da Cafeína para Pele

O café é extremamente rico para a pele. Ele é antioxidante, três vezes mais do que o popular chá verde. Ou seja, também é superimportante no combate aos radicais livres quando é ingerido.

A cafeína estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Ela deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto de “casca de laranja”.

Presente também em cremes para tornar a pele do rosto mais firme, a cafeína ainda contribui para deixar a pele mais jovem e macia e por ser antioxidante e ajudar no combate aos radicais livres.

 

O café ajuda no desempenho mental?

Após estudos, pesquisadores chegaram à conclusão de que o café pode potencializar a qualidade no trabalho, tanto em termos de produtividade quanto em termos de resultados. Uma simples xícara é capaz de mudar o expediente de um profissional, fazendo com que ele trabalhe mais e melhor. A bebida melhora a capacidade de realizar atividades complexas, que demandam tomada de decisão e planejamento. Também melhora a memória, a concentração e ainda aumenta a eficiência das atividades.

Ao acordar e tomar a tradicional xícara de café, você está tomando uma dose de energia diária. O café aumenta o ânimo e a disposição para cumprir as atribuições profissionais, evitando o surgimento de sonolência e distração, além de aumentar o estado de alerta, melhorar o humor e a motivação.

O café é uma bebida que aumenta vigilância visual e auditiva, melhora a velocidade de reação, otimiza a precisão em tarefas complexas, melhora a aprendizagem e auxilia no desempenho da memória de curto prazo. Como se não bastasse, a cafeína causa efeitos sensoriais responsáveis pelos mecanismos de prazer e motivação, tão fundamentais no ambiente de trabalho. O café é, sem dúvida nenhuma, um alimento funcional capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas em vários aspectos, incluindo o físico, mental, social e profissional.

 

Supercombinação: Café + Soneca

Todo mundo sabe que o café deixa a gente mais produtivo e alerta. Mas qual a relação do café com o sono?

Existe uma forma de potencializar ainda mais o efeito de uma boa xícara de café graças à relação entre a bebida, o sono e um neuromodulador chamado adenosina.

Ao tirar uma sonequinha de 20 minutos, acordamos bem e dispostos. Ao dormir mais tempo que isso, é provável que você acorde mais sonolento, indisposto e cansado.

O sono é dividido em duas fases, uma mais leve e outra profunda. Nós não entramos em sono profundo automaticamente. Primeiro, adormecemos naquele sono leve (quando ocorrem os sonhos) e só depois substâncias do corpo são liberadas para nos “dopar” de forma a cair no sono profundo.

Uma soneca curta — de 20 minutos — é incapaz de nos jogar no sono profundo. É por isso que o rápido cochilo nos deixam mais bem-dispostos e um período mais extenso de sono pode nos deixar para baixo, caso seja interrompido.

Se você estiver sonolento, deve tirar uma soneca ou tomar um café? Resposta: ambos! Tome um café e imediatamente vá tirar uma soneca de até 20 minutos. No momento que vc acordar, a cafeína vai estar começando a fazer o seu maior efeito. O resultado na clareza mental e nível de produtividade é incrível, experimente!

 

E você, gosta de tomar café? 

 

 

Fonte: Beleza e saúde
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