Um dos mais conhecidos e estudados membros da família dos AHA’s (Alfa-hidroxiácidos), o ácido glicólico tem sido amplamente utilizado em cosmiatria e medicina estética, devido a sua capacidade de promover a renovação celular.

O ácido glicólico diminui a espessura da pele, tem efeito esfoliativo na pele, propiciando clareamento e estimulando síntese de colágeno na derme, com isso age na reversão e prevenção do envelhecimento cutâneo, na melhora de manchas, de cicatrizes de acne, estrias, além de fechar os poros e melhorar a acne. Pode ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo, de acordo com a orientação médica. É uma alternativa menos irritante do que o ácido retinoico, conhecido por agredir um pouco mais a pele.

Outra vantagem dessa substância é aumentar a absorção de outros ativos associados na composição, no caso dos cosméticos. Na rosácea, devido a ação estimuladora do colágeno e espessamento dérmico secundário, promove vasocompressão, melhorando a vermelhidão. Também é comum a aplicação do ácido glicólico em peelings renovadores celulares e rejuvenescedores.

E este ano, durante a FCE Cosmetique – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética, a solução ganhou destaque em aplicações em xampus, condicionadores e hidratantes para os cuidados com os cabelos.

Por penetrar com facilidade na cutícula do cabelo, o ácido glicólico se liga facilmente à queratina e possibilita que os fios fiquem mais maleáveis, protegidos e com aparência saudável. “O cabelo possui uma estrutura complexa e exige uma ação diferenciada dos agentes. Por isso, o ácido glicólico penetra ao longo do eixo e contribui para o aumento da resistência dos fios ao calor. Além disso, hidrata o couro cabeludo, deixando-o mais saudável e com menos descamação”, explica Ana Beatriz Nascimento, gerente de Soluções Químicas da Chemours.

A executiva explica que a versatilidade do ácido glicólico permite sua aplicação em outras formulações cosméticas. Para a pele, ele atua no combate do envelhecimento e também estimula o ciclo de renovação da pele, auxiliando na melhora da pigmentação irregular. Já sua aplicação em unhas e cutícula, atua no processo de hidratação e amolecimento da cutícula, facilitando sua remoção.

Fonte: Cosmeticchain
Compartilhar

Deixe o seu comentário

Responda: *