Uma amêndoa retirada de árvore milenar do deserto do Marrocos produz um raro óleo, dourado e levemente adocicado, utilizado na culinária, na farmacologia e na cosmética.

Extraído do fruto da Argania spinosa – árvore exclusiva do sudoeste do Marrocos e também conhecida como a árvore da vida -, o óleo de argan é um produto singular. Na culinária, substitui o azeite de oliva. Os marroquinos, que conhecem seus benefícios há milênios, chamam-no de ouro líquido. Eles costumavam utilizá-lo em massagens para proteger os bebês de infecções de pele. Crianças e adultos empregavam o produto no tratamento de reumatismos, varicela, eczema, rachaduras e cicatrização de queimaduras.

Ainda hoje, para as mulheres do deserto, ele é um autêntico elixir da juventude, capaz de regenerar a pele e fortificar os cabelos e as unhas, preservando-os contra os rigores do sol e do vento.

Propriedade restauradoras e nutritivas

Os efeitos benéficos, hidratantes e reestruturantes do óleo de argan vêm sendo confirmados e explicados cientificamente. O seu alto teor de ácidos graxos essenciais (AGE), principalmente ácido linoleico, supre as carências inevitáveis do avanço da idade, que se traduzem em ressecamento e perda de elasticidade da pele. É, portanto, excelente no combate ao envelhecimento cutâneo.

O óleo de argan é igualmente rico em tocoferóis (vitamina E) e polifenóis – antioxidantes naturais e antirradicais livres – que estimulam a oxigenação intracelular, neutralizam os radicais livres e protegem o tecido conjuntivo. A aplicação do óleo de argan restaura a camada hidrolipídica cutânea e aumenta o teor de nutrientes de suas células.

Apresenta também outros benefícios comprovados para: acne, estrias e queimaduras, e no aspecto capilar para recuperação de fios, pois proporciona fortalecimento capilar, além de nutrir e revitalizar o couro cabeludo. Outro emprego do óleo de argan é no tratamento de unhas quebradiças, por nutri-las e protegê-las contra as agressões externas.

 

Dentre as principais aplicações do ÓLEO DE ARGAN podemos destacar:

  • Efeito antienvelhecimento da pele:
  1. Ação antioxidante pela presença da vitamina E, e consequente redução das espécies reativas de oxigênio (ROS);
  2. Fornece elasticidade à pele;
  3. Estimula a regeneração e a oxigenação cutânea;
  4. Cicatrizante;
  5. Tratamento de irritação da pele, acne, eczema, estrias de gravidez, queimaduras, psoríase.
  • Reestruturação capilar interna e externamente
  1. Estímulo da circulação do couro cabeludo;
  2. Efeito Anti frizz;
  3. Selamento das cutículas;
  4. Efeito anti pontas duplas;
  5. Fortalecimento, aumento de brilho e flexibilidade;
  6. Hidratação intensa em virtude da presença de ácidos graxos e vitaminas;
  7. Efeito anti-inflamatório do couro cabeludo (contra eczemas e dermatite seborreica)
  8. Proteção aos danos das radiações UV
  9. Proteção térmica dos fios.
  10. Pode ser utilizado em qualquer tipo e tonalidade de cabelo, principalmente nos fios que receberam qualquer tipo de química.

 

Aplicações em formulações cosméticas:

Rosto e corpo

  • Produtos anti acne
  • Creme esfoliante
  • Loção hidratante
  • Manteiga hidratante
  • Máscara facial
  • Sabonete em barra
  • Sabonete líquido
  • Fortalecedores de unhas e cutículas

Cabelos

  • Xampu
  • Máscara de tratamento
  • Óleo reparador

A utilização do óleo de argan resgata uma tradição de séculos, cujos efeitos são potencializados pela indústria cosmética. Uma parceria importante que dá sempre ótimos resultados.

 

Conheça os dermocosméticos Adélia Mendonça que possuem em sua formulação as propriedades do óleo argan:

Volcan C Mousse – Água vulcânica em mousse com vitamina C, Lisado Biotecnológico de Maçã e Green Coffee Oil. Apresenta benefícios inéditos para a nutrição, hidratação e luminosidade cutânea. Reequilibra as células de defesa para a maior proteção contra radicais livres, estimulando a síntese de colágeno e elastina. Promove um efeito de blindagem ao DNA celular e inibe os produtos finais em processos de glicação celular.

Gentleman’s Beardoil – um óleo facial específico para homens que têm barba ou não. Elaborado com um inédito blend de 10 óleos hidratantes essenciais, filtro solar e manteigas umectantes, sua função primordial é proteger, condicionar, alinhar e hidratar os pelos faciais que compõe a barba, assim como nutrir a pele desvitalizada do homem. Além de prevenir e tratar a foliculite facial pré e pós barba.

Velvet Mousse Matte Perfection FPS 30 (Incolor, light, Ivory, beige)- Fotoprotetor inteligente que possui efeitos cutâneos que vão desde a renovação celular, estímulo do colágeno e oxigenação intracelular, hidratação intensa, uniformização do tom e textura da pele. Previne e trata o envelhecimento sistêmico, com efeito detox, confere proteção ao DNA e ação antiglicantes e reversor da glicação sobre as proteínas estruturais, graças à sua composição que reúne resveratrol, carnosina e célula-tronco de argan.

Compartilhar

Deixe o seu comentário

Responda: *