Pele iluminada, hidratada e com viço. Estes são alguns resultados visíveis de quem usa diariamente a vitamina C. O uso tópico deste ativo – aplicado diretamente na pele, em forma cosmética – tem se mostrado bem mais efetivo no combate ao envelhecimento, do que por meio do consumo de alimentos e suplementos. “A pele absorve 10% da vitamina C por meio da ingestão, enquanto que, pelo uso tópico, chega a até 60%”, explica a cosmetóloga Adélia Mendonça.

Mas os benefícios deste ativo se mostram ainda mais eficazes na estrutura interna da pele. É que seu alto poder de regeneração clareia manchas, minimiza o processo de oxidação da célula – provocada pelos raios solares – e ainda promove a síntese de elastina e do colágeno, que são responsáveis pela sustentação e a firmeza da pele.

Mas com tantos ativos inovadores no mercado, por que usar a vitamina C? De acordo com a cosmetóloga Adélia Mendonça, ela é um dos mais potentes antioxidantes naturais que existem. “A vitamina C deveria ser um artigo fundamental de beleza na vida do brasileiro, em razão da alta proteção que ela oferece à intensa exposição solar  a que estamos submetidos”, diz. O produto é unanimidade em lançamentos em feiras de estética e indicado por dermatologistas e demais profissionais da área.

Como age a vitamina C?

 

Todo mundo sabe que a radiação solar provoca manchas e envelhecimento precoce. O uso adequado de protetor solar, protege contra contra os efeitos do sol e minimiza os danos, porém, essa ação pode ser potencializada com a associação da vitamina C. Além disso, ela ainda previne o fotoenvelhecimento e trata os sinais já visíveis como as rugas, a flacidez leve, as linhas de expressão e a pele desvitalizada e amarelada.“Ela forma uma proteção na membrana celular protegendo a célula, evitando que os raios solares, principalmente o UVA, penetrem na pele e a atinja. Dessa forma, a pele preparada com a Vitamina C, cria uma resistência contra a ação danosa do sol”, diz Joielle, pesquisadora e farmacêutica da Indústria Adélia Mendonça.

Ainda de acordo com a especialista, a substância atua como uma espécie de “fortificante” contra a radiação solar, protegendo o que chamamos de sunburn cells, que são células que sofreram queimaduras devido à irradiação intensa e apresentam replicação inadequada.

A vitamina C por si só é um produto multifuncional, pois apresenta três funções básicas:

1)      Ação antioxidante:  Estimula a eliminação de radicais livres — que são moléculas que causam danos às células e aceleram o processo de envelhecimento. Ela ainda protege o DNA da célula, o que irá minimizar a ação da radiação UVA, responsável pelo surgimento do câncer de pele e rugas..

2)      Ação clareadora:  Inibe a tirosinase, que é uma das fases da formação da mancha. Pode inclusive, no verão, ser indicada em substituição aos ácidos clareadores para tratamentos de melasma.

3)    Estímulo da síntese de colágeno. A partir dos 25 anos, os fibroblastos diminuem a capacidade de produção de colágeno e da elastina, que são responsáveis pela sustentação e a firmeza da pele. O uso da vitamina C tem a capacidade de estender a vida útil dos fibroblastos e, com isso, manter seu funcionamento. No entanto, Adélia Mendonça explica a substância deve fazer parte da rotina diária de beleza “antes que o fibroblasto interrompa a atividade.”

 

Provitality C –  alta concentração de vitamina C

 

Adélia ressalta que algumas fórmulas de vitamina C estão associadas a diversos tipos de ácidos, que servem como veículo para a penetração do ativo na pele. Porém, a cosmetóloga explica que, para atuar como coadjuvante na proteção solar, a vitamina C deve ser pura, ou seja, sem associação com ácidos. Neste caso, o uso adequado, é o da vitamina C lipossomada – cuja tecnologia de formulação permite que ela seja absorvida preservando a atuação proposta.

Dentro deste conceito, a linha desenvolveu o Provitality C, que contém 20% de vitamina C, enquanto que a média de mercado é de 5%. A alta concentração – que é uma característica da marca – promove a correção das disfunções cutâneas de forma eficaz e em menor tempo.

Para manter a estabilidade do produto, que sofre reação em contato com o ar e a luz, o Provitality C é formulado a partir de palmitato de ascorbila que permite a validade de dois anos e é testado e aprovado de acordo com as exigências da ANVISA. Além disso, ele é lipossomado, ou seja, desenvolvido com ação de nanoteconologia – que faz com que o ácido fique reduzido ao menor tamanho possível. Desta forma, ele penetra na pele e é liberado gradualmente agindo sobre a disfunção cutânea. A embalagem possui envasamento a vácuo e é hermeticamente fechada, sendo assim, à prova de ar pois, a cada vez que é bombeada, impede que haja contato do ambiente externo com o produto.

Provitality C é enriquecido com óleo de macadâmia. O ativo é uma substância rejuvenescedora que atua na preservação das fibras de sustentação da pele, regeneradas pelo uso contínuo da Vitamina C. “O óleo de macadâmia é a maior fonte vegetal do ácido graxo palmitoléico – também conhecido como ômega 7 –  que é a mesma substância contida nas células faciais que, com o passar do tempo, diminui, causando o envelhecimento. Além deste ativo, também é rico em ácidos graxos ômega 9 e Vitamina E”, diz Joielle.

 

Provitality C – pele mais firme e iluminada. O uso contínuo previne o envelhecimento precoce. Ação antirradical livre, clareadora e estimuladora da síntese do colágeno.

 

Tive um acidente com fritura que atingiu o meu rosto. Para clarear a mancha provocada pela queimadura, ganhei de presente de uma amiga dermatologista, o Provitality C e, com menos de 20 dias, obtive um clareamento surpreendente. Parabéns por este excelente produto que além de suavizar minhas marcas também melhorou as rugas de expressão.

Maria Luísa Santos

Indico o Provitality C para meus clientes há seis anos. Sou profissional há 13 anos e experimentei várias vitaminas C mas, depois que conheci a da linha Adélia Mendonça, nunca mais usei outra. No mercado encontramos variedades  entre 5 e 10% e, o Provitality C, tem 20%, ou seja, é muito mais potente. Os clientes adoram a textura pois até quem tem pele oleosa pode usar.  O cheiro é agradável e pode ser usada o ano inteiro, ideal para potencializar a ação do protetor solar. Alem disso, ela estimula i colágeno, clareia e dá uma luminosidade incrível à pele. O público masculino também aprecia, pois é muito pratica para aplicar. Um grande avanço foi a embalagem que não deixa o produto oxidar. Antigamente comprávamos a vitamina C e, ainda na metade de uso,  o produto escurecia. Como sempre, a Adélia Mendonça pensou em tudo.

 

Cássia Souza, esteticista e parceira Adélia Mendonça 

A esteticista Cássia Souza usa os cosmecêuticos Adélia Mendonça para tratar seus clientes

 

Cássia Souza é esteticista e proprietária da Clínica Bem Viver, localizada na Rua Rodrigues Caldas, nº 726 – sala 602 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG.  Telefone: (31) 9636-7770

 

Compartilhar

Tags:, , , , ,

2 Respostas


  1. Josélia on 29 jun 2012

    Olá gostaria de saber quanto custa esse produto,?

  2. eliana sofia on 04 abr 2012

    Eu realmente tenho saudades desta linha maravilhosa.
    vcs não tem nenhum representante no pará?
    ou na cidade de belém?


Deixe o seu comentário

Responda: *