Para manter o cabelo bonito e sedoso, é importante investir em hidratações e tratamentos capilares. Porém, um dos passos fundamentais para deixá-lo impecável é dedicar-se aos cuidados com o couro cabeludo — região onde nascem os fios. E como a pele dessa área é muito vascularizada, deve-se mantê-la sempre bem limpa e saudável.

Se o couro cabeludo está bem tratado, os fios ficam soltos e sedosos, e a gordura produzida naturalmente pelo organismo se distribui ao longo de toda a fibra capilar, deixando-os macios e brilhantes. Mas quando a região não está saudável, a beleza do cabelo também sofre consequências, como oleosidade excessiva, queda de cabelo e ressecamento, além de coceira e descamação.

Entre os principais problemas do couro cabeludo está a dermatite seborreica, ou caspa. Ela pode ser causada com a presença de um fungo no couro cabeludo, o excesso de oleosidade decorrente de disfunções nas glândulas sebáceas, estresse, a baixa umidade relativa do ar, alterações de pressurização (como em aviões) ou frio intenso.

Outros fatores podem afetar a saúde dos fios, como os tratamentos químicos tão comuns hoje em dia: alisamentos, escovas progressivas, tinturas, descoloração e relaxamentos. Os produtos químicos usados nesses casos agridem a pele e podem causar inflamação ou ainda irritação da área.

Por outro lado, o excesso de cuidados também pode ser prejudicial ao couro cabeludo, como o uso indiscriminado de produtos como géis, mousses ou pomadas. Se os cabelos não forem lavados adequadamente, esses itens podem acumular no couro cabeludo, “entupindo” o bulbo capilar. Para isso, a esfoliação remove essa sujeira e deixa as raízes mais fortes.

Cuidar do couro cabeludo com produtos destinados a esse fim previne problemas na região e nos fios. Remover a sujeira acumulada promove o fortalecimento de todo o cabelo e a eliminação dos fios mortos incentiva a renovação capilar.

Hoje é fácil encontrar produtos para o couro cabeludo que limpam a região sem agredir a pele e a raiz dos fios.

 

Cuidados Necessários com o couro cabeludo

 

  • Não lavar os cabelos com água muito quente, nem muito fria. O ideal é levemente morna, que evita a oleosidade, e o couro cabeludo respira melhor.
  • Não usar condicionadores no couro cabeludo, pois isso causa mais seborreia.
  • Não dormir com os cabelos molhados. Isso evita a queda dos cabelos e a caspa.
  • Lavar bem os cabelos, repetindo o shampoo para retirar todo o excesso de sujeira do couro cabeludo.
  • Evitar secar muito com o secador, pois o calor do secador pode ajudar nas indesejáveis caspas.
  • Proteger o cabelo do sol através do uso de chapéu.
  • E, o mais importante: cuide de sua alimentação! Os cabelos dependem diretamente do que nós ingerimos. Então, cuide mais da sua saúde que os seus cabelos agradecem.

 

Couro Cabeludo Sensível

Várias causas podem explicar a sensibilidade do couro cabeludo. Começando por um desequilíbrio na produção de sebo, que pode provocar irritações. A poluição e o stress também estão na origem da irritação do couro cabeludo.

A poluição deposita no cabelo elementos que criam um véu opaco e produzem radicais livres. Eles modificam a estrutura do couro cabeludo e alteram o bulbo piloso; o cabelo perde brilho e vigor.

 

Entre as agressões diárias que provocam problemas no couro cabeludo, também devem considerar-se:

 

  • Má alimentação e falta de vitaminas e minerais
  • O uso de shampoos inadequados que agridem os fios
  • Usar muita escova, ou puxar demais os fios
  • Uso prolongado de capacetes
  • Piscina, sol
  • Loções capilares inadequadas para seu couro cabeludo
  • Prurido, vermelhidões ou descamação são, por vezes, sintomas de doenças como o eczema ou a psoríase. Nestes casos, convém tratá-los para que os problemas desapareçam.

 

O que fazer para deixar o couro cabeludo saudável?

  • Limpeza: A limpeza é essencial para manter o couro cabeludo saudável. A sujeira atrapalha o crescimento, entope os poros e pode gerar proliferação de fungos e bactérias. Também dificulta a oxigenação do couro e a troca celular. Então nada de ficar sem lavar os cabelos.

 

  • Esfoliação Capilar: A esfoliação capilar proporciona limpeza profunda e deixa os cabelos mais leves e saudáveis. Ela elimina a oleosidade, purifica e reequilibra o pH dos fios sem ressecar o couro e promove uma sensação de cabeça completamente limpa.

 

  • Máscara com argila: O tratamento com argila é um dos melhores para o couro cabeludo. A argila possui elementos muito eficientes na nutrição e hidratação e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento com a máscara de argila ajuda purificar, eliminar a oleosidade e fortalecer o couro cabeludo. Auxilia no crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.

 

  • Óleos vegetais: Além de hidratar o couro, os óleos vegetais também nutrem. Eles têm ácidos graxos e vitaminas que ajudam a reconstruir a superfície do cabelo danificado e protegê-los de danos adicionais e perda de umidade. Os melhores para tratar o couro cabeludo são: óleo de coco, rícino, jojoba, abacate e groselha negra.

 

  • Tratamento com óleos essenciais: Os óleos essenciais podem ser grandes aliados para o couro cabeludo. Eles podem ser usados ??para purificar o couro cabeludo, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa. Os óleos essenciais também ajudam a controlar a oleosidade no couro cabeludo, melhorando a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios.

 

E você? Como cuida do seu couro cabeludo?

 

 

 

 

Fonte: Beleza e Saúde
Compartilhar

Deixe o seu comentário

Responda: *